IBGE (Inst. Brasileiro de Geografia e Estatística) faz reunião aberta de balanço do Censo 2022

Na manhã de ontem, segunda-feira, 17, a equipe de coordenação de área do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez a 2ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 de Abaré, junto à equipe da Prefeitura e de todos os segmentos da sociedade.

A Coordenadora de Área da Regional de Paulo Afonso-BA, Lídia Rodrigues, fez diversas explanações e falou um pouco de como está sendo o processo de coleta de dados no município. Dentre os números apresentados, do total de setores do município falou dos que já foram concluídos e os em andamento.

A Coordenadora fez um alerta para a quantidade de ausências ou recusas de moradores, que pode significar prejuízos à coleta de dados na cidade. “O entrevistador vai ao local diversas vezes em diferentes dias e horários para encontrar o morador. E tudo isso é registrado no sistema. Somado a isso, enfrentamos também as recusas de pessoas que não querem responder ao questionário”, disse Lídia Rodrigues.

Em partes, a recusa está atrelada a notícias falsas relacionadas a pesquisas eleitorais ou corte de benefícios. A Coordenadora ressaltou que todos os recenseadores trabalham identificados com coletes, bonés e crachás com QR Code, que permitem a verificação de dados diretamente no site do IBGE. Além disso, lembrou que todos os dados são sigilosos e que não há nenhum cruzamento de dados com os serviços governamentais. “Os dados coletados são exclusivamente para traçar o perfil da população. Não há nenhuma divulgação fora do IBGE”, reforçou.

Depois da reunião a equipe do IBGE foi ao Jornal da Rádio FM Sertaneja, para uma entrevista com o radialista Marcos Silva, onde falou sobre o assunto e tirou muitas dúvidas.

O Censo 2022 começou no dia 1° de agosto e foi prorrogado até o final do mês de novembro.

Fonte: SECOM/PMA

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Pinterest
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn