HISTÓRIA DE ABARÉ-BA

LEMA: DESENVOLVIMENTO COM JUSTIÇA SOCIAL

GENTÍLICO: ABAREENSE

1. GEOGRAFIA

O Município de Abaré, possui uma área territorial de 1.604,923 Km², com densidade demográfica de 11,49 habitantes por Km² no território do município.
Segundo dados do IBGE no ano de 2019, a população do município era de 20.086 habitantes e hoje (2021) é estimada em 20.594 pessoas.
É limitado pelos municípios de Curaçá ao Oeste, Chorrochó ao Leste e ao Norte pelo Estado de Pernambuco, estando situado a 318 metros de altitude, possuindo as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 8° 44’ 29’’ Sul e Longitude: 39° 7’ 7’’ Oeste.
É formado pelos Distritos da Sede (Abaré) e do Ibó, pelos Povoados do Pambu e da Icozeira, além das Comunidades da Lagoa de José Alves, Umbuzeiro, Aroeira, Icó, Bom Jesus, Ibozinho, Bodocó, Pau de Colher, Assentamento Antônio Conselheiro, Assentamento Liberdade, Assentamento Che Guevara e pelas Agrovilas 14, 15, 16, 17, 18 e 19 do Projeto Pedra Branca.


2. HISTÓRIA DA CIDADE DE ABARÉ

Abaré é uma palavra de origem indígena que significa “Homem de batina”, expressão utilizada para nomear os padres e missionários que chegaram à região com objetivo de catequizar os habitantes do local, numa área habitada inicialmente por povos indígenas.
Na primeira metade do século XIX, Abaré era apenas uma fazenda à beira do Rio São Francisco, que pertencia ao Sr. Nicolau Tolentino da Conceição, um jovem inteligente, de mentalidade evoluída, descendente de Portugal e procedente de Salvador, que chegou para administrar as terras compradas por seu pai à família D’Ávila e doadas a ele, onde inicialmente edificou a Capela de Santo Antônio, e em torno da mesma foram erguidas moradias, formando um Povoado com o mesmo nome da Fazenda.


3. HISTÓRIA POLÍTICA ADMINISTRATIVA

Abaré e Chorrochó eram Povoados do Município de Curaçá–BA.
No ano de 1952, Chorrochó foi elevado à categoria de Município, através da Lei Estadual nº 510, de 12-12-1952 e desmembrado de Curaçá, ficando constituído de 02 (Dois) Distritos; o de Chorrochó e o do Ibó, pois compreendia uma área que abrangia o Ibó, Pambu, Lagoa de José Alves e Abaré.
A Lei Estadual nº 628, de 30-12-1953, cria o Distrito de Abaré, que era Povoado, ficando o mesmo anexado ao Município de Chorrochó.
No dia 19 de JULHO de 1962, através da Lei Estadual Nº 1.730 , que foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 25 de JULHO do mesmo ano, foi criado o “MUNICÍPIO DE ABARÉ”.