MÊS DO PROFESSOR SE INICIA COM ATIVIDADES ENVOLVENDO OS EDUCADORES ABAREENSES

A secretaria Municipal de Educação promoveu entre os dias 02 e 04 de Outubro encontros itinerantes com os professores ativos da rede municipal. A agenda atendeu ao Projeto Dia “D”, a base de toda conquista: “O professor”.
Na abertura, que ocorreu na Creche Municipal Professora Jolinda Pereira de Almeida a presença do prefeito Fernando Tolentino dava o aval para o que se tornaria uma série de encontros bastante produtivos. Fernando se mostrou satisfeito com a adesão maciça dos profissionais em educação que foram recepcionados pelos gestores e secretários municipais em um espaço preparado especialmente para cada um que, segundo o prefeito representa a mais importante ferramenta de transformação da sociedade.
Os encontros do dia “D” envolveram recreação e procedimentos que fazem parte dos cuidados básicos com a saúde, uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde onde profissionais estiveram presentes desempenhando o papel de levar pequenos atendimentos que muito podem significar em meio a vida atarefada do professor.
Nos encontros os professores puderam contar com as ações do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF através de profissionais como Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo além da animação da Educadora Física que desenvolveu diversas atividades coletivas. O profissionais do NASF realizaram atendimentos diversos aos educadores e ainda foi possível contar com Enfermeiras desenvolvendo palestras sobre importantes temas ligados à saúde e qualidade de vida. Médicos da saúde da família deram sua contribuição e os profissionais da odontologia desenvolveram atividades educativas e realizaram aplicação de flúor.
Toda essa estrutura sempre regada por um apetitoso café da manhã ou da tarde foi levada às diversas localidades do município para que nenhum profissional da educação ficasse de fora desses bons momentos. Além da Sede, as equipes atuaram no Distrito Ibó, no povoado Icozeira, na Aldeia Pambu e no Projeto Pedra Banca sempre contemplando os professores das escolas mais próximas de cada localidade.
A execução do projeto foi avaliada pela Secretaria de Educação Suzete Soares como algo de muito sucesso onde a adesão dos educadores engrandeceu cada encontro. Momentos de interação entre os profissionais que cuidam com responsabilidade das peças que construirão o futuro da nossa querida Abaré.